domingo, 28 abril, 2024
domingo, 28 abril, 2024

Tenor ucraniano Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil, no Teatro Amazonas

Em

Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil. O tenor ucraniano Vasyl Solodkyy estará pela primeira vez no Brasil, apresentando-se no palco do Teatro Amazonas, no próximo dia 25 deste mês. Ele é um dos convidados do XII Encontro de Tenores do Brasil, evento organizado pelo tenor amazonense Miquéias William e que também contará com a apresentação dos artistas Enrique Bravo, do Chile, o paulista Alan Faria e o paraense Wilken Silveira.

Além dos tenores, o evento contará com a participação da orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro convidado Miguel Campos Neto.

Radicado na Itália, Vasyl diz está muito animado para sua primeira apresentação no Brasil, principalmente por ser no palco do Teatro Amazonas e ao lado de grandes artistas. “Considero uma iniciativa linda e única reunir no palco cinco tenores. Acredito que o público terá uma experiência muito especial”, ressalta.

Vasyl conta que recebeu com entusiasmo o convite para participar do Encontro de Tenores do Brasil. “O Paulo Esper, diretor geral e artístico da Companhia de Ópera de São Paulo e parceiro do Encontro já me conhecia e fez o convite. Eu prontamente aceitei porque é uma oportunidade incrível”, explica.

Segundo Vasyl a paixão pela música surgiu ainda na infância, quando sua avó materna cantava canções folclóricas ucranianas. Conforme foi crescendo, sua mãe continuou estimulando o seu lado artístico, com aulas de piano, dança e canto. “O interesse pela ópera surgiu de fato quando ouvi a voz de Pavarotti. Nesse momento, me apaixonei e decidi que esse era o caminho a seguir”, frisa.

Em 2007, já morando na Itália, Vasyl se aproximou ainda mais do canto lírico, quando começou a estudar na Escola Santa Cecília, sob orientação de Valeria Esposito. De lá para cá o tenor tem trabalhado intensamente. Ele foi finalista do Concurso Internacional de Canto Renata Tebaldi, em 2016, e se apresentou em grandes espetáculos, como Nabucco, Le siège de Corinthe e Der Fliegende Holländer.

Encontro

De acordo com o diretor do evento, Miquéias William, o “Encontro de Tenores” cresce a cada ano, trazendo sempre a Manaus os principais nomes do canto erudito. “Neste ano, não será diferente. Tenho certeza de que será um grande evento e que o público vai se apaixonar”, acrescenta.

Miquéias William acrescenta que o repertório do espetáculo está sendo pensado cuidadosamente para que o público se surpreenda. “Com certeza, teremos canções do compositor alemão Richard Wagner. A música ‘O sole mio’, de Eduardo D. Capua, também não pode faltar no repertório”, adianta. Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.