Tenor ucraniano Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil, no Teatro Amazonas

0
348
Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil

Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil. O tenor ucraniano Vasyl Solodkyy estará pela primeira vez no Brasil, apresentando-se no palco do Teatro Amazonas, no próximo dia 25 deste mês. Ele é um dos convidados do XII Encontro de Tenores do Brasil, evento organizado pelo tenor amazonense Miquéias William e que também contará com a apresentação dos artistas Enrique Bravo, do Chile, o paulista Alan Faria e o paraense Wilken Silveira.

Além dos tenores, o evento contará com a participação da orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro convidado Miguel Campos Neto.

Radicado na Itália, Vasyl diz está muito animado para sua primeira apresentação no Brasil, principalmente por ser no palco do Teatro Amazonas e ao lado de grandes artistas. “Considero uma iniciativa linda e única reunir no palco cinco tenores. Acredito que o público terá uma experiência muito especial”, ressalta.

Vasyl conta que recebeu com entusiasmo o convite para participar do Encontro de Tenores do Brasil. “O Paulo Esper, diretor geral e artístico da Companhia de Ópera de São Paulo e parceiro do Encontro já me conhecia e fez o convite. Eu prontamente aceitei porque é uma oportunidade incrível”, explica.

Segundo Vasyl a paixão pela música surgiu ainda na infância, quando sua avó materna cantava canções folclóricas ucranianas. Conforme foi crescendo, sua mãe continuou estimulando o seu lado artístico, com aulas de piano, dança e canto. “O interesse pela ópera surgiu de fato quando ouvi a voz de Pavarotti. Nesse momento, me apaixonei e decidi que esse era o caminho a seguir”, frisa.

Em 2007, já morando na Itália, Vasyl se aproximou ainda mais do canto lírico, quando começou a estudar na Escola Santa Cecília, sob orientação de Valeria Esposito. De lá para cá o tenor tem trabalhado intensamente. Ele foi finalista do Concurso Internacional de Canto Renata Tebaldi, em 2016, e se apresentou em grandes espetáculos, como Nabucco, Le siège de Corinthe e Der Fliegende Holländer.

Encontro

De acordo com o diretor do evento, Miquéias William, o “Encontro de Tenores” cresce a cada ano, trazendo sempre a Manaus os principais nomes do canto erudito. “Neste ano, não será diferente. Tenho certeza de que será um grande evento e que o público vai se apaixonar”, acrescenta.

Miquéias William acrescenta que o repertório do espetáculo está sendo pensado cuidadosamente para que o público se surpreenda. “Com certeza, teremos canções do compositor alemão Richard Wagner. A música ‘O sole mio’, de Eduardo D. Capua, também não pode faltar no repertório”, adianta. Vasyl Solodkyy se apresenta pela primeira vez no Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.