quinta-feira, 18 abril, 2024
quinta-feira, 18 abril, 2024

Sérgio Litaiff Filho: um trade de sucesso

Em

“Grandes desafios são dados a grandes pessoas”, esse dito popular cabe muito bem a Sérgio Litaiff Filho. Em março deste ano, ele aceitou a missão de comandar a política de desenvolvimento do turismo no Estado, assumindo a presidência da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Um jovem dinâmico, que traz na bagagem uma larga experiência em gestão de projetos e vem traçando um caminho muito promissor no Governo do Estado.Ele passou por diversos órgãos do governo, como a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) e pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Com 40  anos, nascido em Manaus, Sérgio Litaiff construiu uma linda família e é pai de Sérgio Silvestre e João Gabriel. Atualmente, vem advogando pela causa do turismo, agregando todos os valores aprendidos em sua formação jurídica em prol do desenvolvimento do nosso Estado. Na entrevista exclusiva para a coluna Sérgio fala sobre sua trajetória e desafios. Confira!

Você assumiu o órgão oficial recentemente, qual foi o maior desafio?

Eu fui convocado para esta missão e aceitei com muita disposição ao trabalho. Assumir a pasta no momento em que o turismo foi um dos setores mais prejudicados pela Covid-19 em todo o mundo, sem dúvida, foi o maior desafio. Mas estamos trabalhando com afinco para promover o destino Amazonas, dando todo suporte necessário ao trade turístico.Já está em elaboração o Plano Estadual de Turismo do Amazonas, estamos  viabilizando o Auxílio Estadual aos profissionais da área, integrando empresários de turismo de Manaus e operadores interior do estado através da ação “Turismo em Movimento”,  dentre outras ações para fortalecer a retomada do turismo o Amazonas.

Em sua gestão, qual será a marca do seu trabalho?

Acredito que o dinamismo é um traço forte da minha gestão, independente de onde eu esteja. Prezo muito pelas relações humanizadas, faço questão de estar presente nos municípios, conversando com quem faz o turismo acontecer, ouvindo as demandas do setor para que o trabalho na Amzonastur esteja alinhado às reais necessidades da nossa gente.É por isso que tenho feito esse corpo a corpo com o trade, com as associações do bumbás Garantido e Caprichoso, operadores, empresário e, especialmente, com a Embratur e Ministério do Turismo, no intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas ao turismo no estado. Isso reflete o dinamismo que procuro implementar para o fortalecimento da marca Amazonas, buscando ações e projetos para que o nosso estado seja divulgado em várias localidades, aumentando o fluxo de turistas para a região.

Pelo segundo ano o festival Folclórico de Parintins será realizado em formato virtual. Como você analisa esta ação?

O Festival é um dos nossos maiores produtos turísticos e encanta milhares de turistas anualmente. É claro que gostaríamos de estar na Ilha da Magia, sentido a alegria de poder brincar de boi, mas esse é o momento de cuidar da nossa saúde e da vida de quem amamos. Por entendermos a importância da manifestação cultural, tanto para quem vai assistir o espetáculo quanto para quem que vive dessa tradição que movimenta a economia da cidade, a Amazonastur é a apoiadora oficial do Festival Folclórico de Parintins. Queremos contribuir para manter viva essa tradição que fala da nossa ancestralidade, da nossa cultura e do nosso povo, na certeza de que, quando tudo isso passar, iremos nos reencontrar na ilha para assistir esse espetáculo a céu aberto e celebrar a vida.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.