quarta-feira, 8 maio, 2024
quarta-feira, 8 maio, 2024

Transmissão de Covid-19 reduz 48% e Amazonas apresenta segunda menor taxa no país

Em

A transmissão de Covid-19 (Rt) no Amazonas reduziu 48% nos últimos 14 dias. Só nos últimos sete dias, a redução foi de 25%, passando de 1,37, em 31 de janeiro, para 1,03 no domingo (06/02). No indicador atual, a cada 100 infectados podem transmitir o novo coronavírus (SARS-CoV-2) para outras 103 pessoas e o Estado passa a apresentar a segunda menor taxa de transmissão de Covid-19 do país.

A taxa de transmissão é um número médio de contágios causados por cada uma das pessoas infectadas, levando em consideração mudanças no comportamento da população, como a prática de distanciamento social, o uso de máscara de proteção respiratória e ampliação da vacinação contra Covid-19.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destaca que, há duas semanas, o Amazonas ocupava o primeiro lugar com a maior taxa de transmissibilidade do novo coronavírus do país e, hoje, é o penúltimo com o menor Rt.

“Esse cenário foi possível devido às medidas que evitaram grandes aglomerações que o governador Wilson Lima e a Secretaria de Saúde aplicam, desde dezembro de 2021, associado às ações para acelerar a vacinação contra a Covid-19 em Manaus e no interior, além do apoio expressivo dos meios de comunicação em divulgar nossas campanhas”, afirmou o secretário.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, à medida que a taxa se aproxima do indicador do número 1, o cenário da infecção apresenta redução do potencial de transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

“É um índice que devemos comemorar, porque indica que caminhamos para redução de casos, o que impacta também em menos internações pela Covid-19”, afirma Tatyana.

Apesar da redução da taxa de transmissão, a diretora-presidente da FVS-RCP alerta para a importância de continuar mantendo as medidas de prevenção à Covid-19. “Não é hora de relaxar. Precisamos continuar cumprindo o nosso papel em buscar frear a transmissão de pessoa para pessoa com o uso das medidas preventivas não farmacológicas”, acrescentou Tatyana.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.