quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

Vitamina A: conheça frutas e legumes ricos neste nutriente para complementar a dieta das crianças

Em

Vitamina A para crianças. As cores e sabores de frutas e vegetais vão além de atrativos na hora de usar a criatividade nos pratos infantis: elas contribuem para saúde e para o controle ou aumento dos níveis de nutrientes específicos na dieta das crianças.

Neste segundo semestre de 2023, o Ministério da Saúde deu continuidade ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA), destinado a crianças de 6 a 59 meses. Segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani/2019), a taxa de deficiência de vitamina A no país é de aproximadamente 6%.

Lara Folster, embaixadora no Brasil do projeto Food Revolution, do chef Jamie Oliver, destaca a importância de alimentação equilibrada antes de recorrer à suplementação. Ela enfatiza que é possível suprir as necessidades da vitamina A por meio de uma dieta natural e balanceada.

“O consumo de ultraprocessados e industrializados na infância contribuem para deficiência das vitaminas. A natureza fornece todos os nutrientes que precisamos e essa suplementação natural pode ser feita com quantidades diárias de frutas e vegetais”, explica.

O Estudo ainda revela que a carência da vitamina pode causar diversas doenças nas crianças, como xeroftalmia (olho seco) e cegueira de origem nutricional. Em casos mais graves, pode até causar mortalidade por diarreia.

Lara, que também é fundadora da Lanche&Co, empresa que leva comida de verdade para escolas, dá algumas dicas de alimentos ricos em vitamina A. Entre as frutas recomendadas estão manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha e abacate. Quanto aos vegetais e legumes, podem ser incluídos nas refeições abóbora, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa fresca e coentro.

“E é claro que podemos abusar da criatividade na hora de incrementar esses ingredientes. Bater o abacate com leite de coco e hortelã, no liquidificador, por exemplo, vira uma vitamina deliciosa repleta de vitamina A”, acrescenta.

Por fim, é importante ressaltar que uma alimentação saudável e equilibrada é recomendada em todas as idades. No entanto, se houver dificuldades na absorção de nutrientes por parte das crianças, é sempre recomendado a busca da orientação de um médico ou nutricionista.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.