sábado, 27 abril, 2024
sábado, 27 abril, 2024

Qual a diferença entre o piso vinílico e o laminado?

Em

Se na hora de escolher o revestimento do piso para você o mais importante for o conforto térmico a beleza, tanto o laminado como o revestimento vinílico são ótimas opções. A diferença está, basicamente, no material de fabricação de cada um. Enquanto o laminado é composto de materiais derivados da madeira, como o HDF (High Density Fiberboard) e é mais rígido, o vinílico é fabricado com cloreto de vinila, ou PVC, mais flexíveis. Mas se analisar outros benefícios, as linhas da ePiso ganham com larga vantagem.

Vários fatores influenciam a escolha do piso: durabilidade, necessidade de manutenção, estética, onde será instalado, o preço, conforto, entre outros. Mas quando se considera a resistência à água e às pragas, a durabilidade, a praticidade e a sustentabilidade, o piso vinílico apresenta um desempenho superior.

Vantagens do vinílico

1. O laminado não pode ficar em contato com a água, pois seu extrato é produzido com fibras de madeira que incham quando molhadas. Já o vinílico, por ser produzido em PVC, é resistente a água. Em áreas molhadas tem que utilizar adesivo resistente a água.

2. Por serem produzidos com madeira, os laminados fazem mais barulho que os vinílicos (que têm um conforto acústico muito superior). Aquele “toc-toc” quando se anda com sapato de salto é comum nos pisos laminados por isso recomenda-se o uso de mantas acústicas para reduzir a propagação do som. O piso vinílico não faz esse barulho pois sua composição é emborrachada. Da mesma forma, ele dificulta a propagação do som ao ser utilizado nas paredes e no teto.

3. Tanto o vinílico como o laminado exige mão de obra especializada para a instalação. Isso garante que todos os pontos que precisam ser avaliados e adequados antes da colocação dos pisos sejam respeitados, assegurando maior longevidade.

4. Entre vinílico ou laminado, o piso mais fácil de limpar é o piso vinílico. Basta passar um pano úmido para limpá-lo, já que não retém poeira. Basta um pano levemente umedecido ou uma vassoura com cerdas macias no sentido da textura. Já o laminado exige uso de produtos específicos para manter sua aparência.

5. Principais avanços no vinílico: a principal mudança foi na parte estética. Antigamente, se encontrava no mercado apenas no formato de manta com aparência de plástico. Hoje, as linhas como as da ePiso estão disponíveis em réguas e em placas, trazendo a textura e padronagem em alta fidelidade das matérias primas naturais. Também há a linha clicada, como a EcoClick, que permite o encaixe das réguas e é mais prática para instalar.

6. Como o laminado é muito liso, dificulta a vida dos animais de estimação, que acabam deslizando. Devido ao seu miolo de madeira, o material não pode ser coberto com água – se derramar qualquer líquido precisa secar logo, assim como a urina dos pets. Já os vinílicos são texturizados e têm maior resistência química. É um produto antialérgico (hipoalergênico), fabricado em material confortável para as patinhas dos animais e pode ser usado um pouco de água na limpeza – o ideal é um pano úmido.

7. Entre piso vinílico e piso laminado, o que tem a melhor durabilidade é o piso vinílico, em média de 8 a 15 anos, como é o caso da linha residencial da ePiso (o maior prazo de garantia do mercado brasileiro). Além disso, por ter a base em fibra de madeira os laminados podem sofrer ataques de pragas, como os cupins, o que não acontece com o PVC.

8. No que diz respeito a segurança, o vinílico também apresenta a vantagem de não propagar foto, sendo ideal para espaços de eventos, comerciais e públicos – incluindo residências.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.