sábado, 18 maio, 2024
sábado, 18 maio, 2024

Doenças capilares: especialista fala sobre o assunto

Em

As soluções milagrosas para conquistar o cabelo perfeito sempre estiveram presentes na cultura popular. O que não faltam são dicas mágicas e sem qualquer embasamento científico para tratar todos os tipos de problemas capilares, uma armadilha perigosa, capaz de atrair até mesmo os profissionais mais experientes. Contudo, o que pouca gente sabe é que existe uma ciência dedicada ao estudo dos cabelos, do couro cabeludo e das doenças capilares: a Tricologia.

Foi com esse pensamento que o médico tricologista, Dr. Lucas Fustinoni, escreveu o ‘Manual Internacional de Tricologia Avançada: um guia completo sobre cabelo, couro cabeludo e doenças capilares’, publicado pelo selo Vital (Editora Pandorga).

O objetivo do autor é fornecer um material científico confiável, que possa servir como guia para todos os profissionais tricologistas, do médico ao cabeleireiro. Para isso, o livro disponibiliza um conteúdo completo, atual e didático sobre Tricologia Avançada, incluindo informações sobre doenças e tratamentos capilares.

A relação do Dr. Lucas Fustinoni com a Tricologia começou cedo, logo após o seu ingresso na faculdade de Medicina. Foi nesse período que ele percebeu seus cabelos desaparecendo e suas entradas se tornando cada vez mais evidentes, pois, assim como seu avô, Nestor Fustinoni, ele também carregava a herança genética da calvície em suas veias.

Na tentativa de salvar o próprio cabelo, o então estudante de medicina buscou ajuda médica e se submeteu a praticamente todos os tratamentos capilares disponíveis no mercado, dos mais tradicionais aos mais inusitados. Porém, nenhum deles surtiu o efeito esperado e sua calvície continuou avançando.

Ao invés de aceitar seu destino, o especialista dedicou sua carreira à procura de tratamentos mais efetivos, e fez do combate à calvície sua missão de vida.

Com muito esforço, ele conseguiu uma bolsa de estudos para estudar em Paris, onde teve a oportunidade de atuar no maior Hospital da Europa, o Pitié-Salpêtrière.

Foi nesse hospital que o doutor iniciou uma longa jornada em busca dos conhecimentos que mudaram a sua vida e ajudaram milhões de pessoas a conquistarem um cabelo mais forte, bonito e saudável.

Atualmente, o Dr. Fustinoni mora nos Estados Unidos, e é membro das maiores e mais respeitadas sociedades de Tricologia do mundo, incluindo a World Trichology Society, European Hair Research Society, Società Italiana Di Tricologia, Ukrainian Hair Research Society entre outras entidades de relevância internacional. Ainda, fundou o maior canal de Tricologia do YouTube, com mais de 3 milhões de inscritos

Abaixo, o especialista fala sobre três enfermidades abordadas no ‘Manual Internacional de Tricologia Avançada, entre muitas outras.

– Foliculite decalvante

Doença inflamatória no couro cabeludo que pode ocasionar alopecia cicatricial, caso não seja tratada adequadamente. Para que todos entendam, a glândula sebácea produz o sebo em excesso, e isso se torna o cenário ideal para a colonização de bactérias. Esta inflamação diminui conforme os folículos são destruídos, ocasionando quedas de 5-8 tufos de fios de uma só vez e em diversos lugares do couro cabeludo.

Nestes casos, os antibióticos resolvem e não deixam cicatrizes, porém, em alguns casos, a foliculite é mais persistente, e quando há recorrência da lesão, alguns pacientes podem ter benefício com o uso de um ciclo de isotretinoína.

– Psoríase capilar

Muitas vezes podem acometer várias partes do corpo, porém é mais comum no couro cabeludo. Os sintomas podem variar de descamação leve ou abundante, manchas vermelhas, secura do couro cabeludo, sensação de queimação ou dor, e até a perda de cabelo, dependendo do grau da doença.

O tratamento também depende da evolução do quadro, e pode ser realizado com shampoos, cremes, géis, loções, espumas, óleos, pomadas e sabonetes medicamentosos, que contém ácido salicílico ou alcatrão de carvão (não disponível no Brasil). E em caso dos sintomas não responderem aos tratamentos tópicos, a fototerapia pode ajudar. A luz ultravioleta (UV) pode ser usada para tratar todo o couro cabeludo.

– Dermatite seborreica

Esta doença não tem uma causa conhecida, e caracteriza-se pela descamação no couro cabeludo, podendo afetar outras áreas do corpo, como, por exemplo, o peitoral e as sobrancelhas. A coceira e vermelhidão fazem parte dos sintomas, podendo chegar a causar vasos sanguíneos mais abundantes, escamas amarelas e escoriações. Os gatilhos mais comuns para desencadear um quadro de dermatite seborreica incluem estresse, mudanças hormonais, produtos químicos, sabonetes agressivos e tempo frio e seco.

Os cuidados permanentes ajudam a evitar as crises como, usar continuadamente shampoos medicamentosos, controlar o estresse, e se a condição for mais grave, o uso intermitente de um corticosteroide tópico ou inibidor da calcineurina pode ser necessário, ou isotretinoína (Roacutan®).

Em ‘Manual Internacional de Tricologia Avançada: um guia completo sobre cabelo, couro cabeludo e doenças capilares’, publicado pelo selo Vital (Editora Pandorga), o doutor Lucas Fustinoni mostra que, com o tratamento correto e as ferramentas adequadas, é possível prevenir e até mesmo restabelecer a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

É importante salientar, porém, que ao menor sinal de quaisquer desses sintomas, um especialista deve ser consultado.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.