terça-feira, 28 maio, 2024
terça-feira, 28 maio, 2024

Federação muçulmana do Brasil lança animação sobre cientistas árabes

Em

Da Agência Brasil

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) lançou hoje (12) uma série de desenhos animados que narra histórias de cientistas árabes e muçulmanos que contribuíram para o desenvolvimento da civilização humana. O primeiro episódio da animação Nour e o Portal da História estará disponível a partir de amanhã (13), na página do site..

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou do evento virtual de lançamento e lembrou que o Brasil possui uma significativa comunidade islâmica. “Para a coexistência desse pluralismo, a educação torna-se imprescindível, pois só conhecimento do outro permite a construção de relações entre culturas diferentes, além de possibilitar uma aproximação tolerante a amigável entre elas”, disse.

De acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em pesquisa feita ano passado, 11,61 milhões de árabes e descendentes vivem no Brasil, o que corresponde a cerda de 6% da população brasileira.

Ribeiro destacou ainda a importância da ciência em momentos de crise, como da pandemia de covid-19. “Felicito pelo lançamento [da série] no Brasil em um momento muito oportuno, considerando essa forma lúdica de expressar as verdades da ciência, além de demonstrar a coragem daquele que se dedicaram a contribuir para o desenvolvimento dos nossos povos”, disse.

A animação Nour e o Portal da História faz parte de um programa integrado para difundir a educação criativa, da Academia de Pesquisa e Tecnologia Científica do Ministério da Educação Superior do Egito, em parceria com a associação de ex-alunos da Universidade Al-Azhar, do Cairo. A série também já foi televisionada em diversos países.

A Fambras trouxe para o Brasil os 30 episódios da primeira temporada da animação, que foram duplados para o português. Eles serão disponibilizados na internet, um a cada dia, durante os 30 dias do Ramadã, que começa amanhã. O Ramadã é o mês sagrado do calendário islâmico, período de oração em que os muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do sol.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.