domingo, 28 abril, 2024
domingo, 28 abril, 2024

FVS publica Nota com orientações para a vacinação de pessoas sem comorbidades

Em

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) publicou nesta quinta-feira (03/06) Nota Informativa estabelecendo orientações para o uso das vacinas pertencentes ao 22º lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS) ao Governo do Amazonas nesta semana. Segundo o informe, as doses deverão contemplar todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) e atender parte do público abaixo de 60 anos sem comorbidade.

Assinada pelo diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes, a Nota Informativa tem como objetivo atualizar as orientações técnicas relativas à continuação da Campanha Estadual de Vacinação contra a Covid-19, considerando o 20º Informe Técnico, conforme disponibilidade de doses destinadas ao estado.

“O estado do Amazonas está recebendo 108.360 doses de vacinas contra a Covid, isso vai nos permitir contemplar os 28 grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e iniciar a vacinação das pessoas sem comorbidade na faixa etária de 18 a 59 anos de forma escalonada”, explica a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Adriana Elias.

A Nota Informativa nº 37/2021/FVS-AM determina que se deve utilizar as doses da vacina AstraZeneca para assegurar a primeira dose (D1) de funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; caminhoneiros; trabalhadores da indústria; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas; trabalhadores da área de assistência social; e pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos sem comorbidades.

O documento também orienta quanto à aplicação das doses da vacina Pfizer, que contemplará pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos sem comorbidades; trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos; trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário e responsáveis/cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência permanente. A nota ainda traz especificações de cada imunizante, orientações sobre o registro de informações no sistema e o planejamento da distribuição das doses para cada município.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.