quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

Pilates e musculação: a combinação perfeita para ter um corpo forte e equilibrado

Em

Pilates e musculação: a combinação perfeita. Em busca de um corpo forte e equilibrado, cada vez mais pessoas têm optado pela prática do Pilates atrelada à musculação. Ao unir a concentração e a flexibilidade obtida no Pilates com a força e hipertrofia da musculação, pode-se obter diversos benefícios, já que as duas modalidades são distintas e complementam uma à outra.

“O Pilates trabalha o corpo de forma global, garantindo a tonificação da musculatura e melhorando a flexibilidade, evitando lesões, auxiliando na coordenação motora, consciência corporal e eliminando toxinas corporais. Alguns dos princípios da musculação são hipertrofia e aumento no volume das células musculares. Além de colaborar no gasto calórico, estimulando o metabolismo, resultando no emagrecimento”, relata Josi Araújo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates.

Saiba mais

De acordo com a especialista, as vantagens dessa união são evidentes: aumento da capacidade cardiovascular, prevenção de doenças como osteoporose e diabetes, tônus muscular, melhora do condicionamento físico e da oxigenação sanguínea, e redução de problemas relacionados à ansiedade e depressão, contribuindo para uma maior autoestima.

A flexibilidade adquirida por meio do Pilates também desempenha um papel crucial no aprimoramento dos treinos de musculação. “Ela não apenas otimiza os movimentos, mas também diminui o risco de lesões musculoesqueléticas. A melhora na mobilidade articular permite execuções mais eficientes e evita assimetrias que poderiam comprometer os resultados”, declara a fisioterapeuta.

É importante destacar que o Pilates não apresenta riscos de lesões e auxilia na prevenção de possíveis desconfortos provenientes da musculação. Josi ressalta que ao integrar ambas as modalidades, é essencial planejar a estrutura do treino com cuidado, a fim de evitar sobrecarga nos grupos musculares.

Para potencializar o desempenho na musculação, a fisioterapeuta sugere alguns exercícios de Pilates. Confira:

Dentro das aulas de pilates podemos trabalhar de forma global mobilidade, flexibilidade e ativação da musculatura mais profunda, as quais são importantes para uma boa performance na musculação.

1º Exercício: THE SIDE BEND

Objetivo: Trabalhar o fortalecimento e a flexibilidade dos flexores laterais da coluna e abdutores dos quadris, assim como dos rotadores externos de quadris e joelhos. Nos membros superiores, os abdutores dos ombros e das escápulas devem estar ativos juntamente com os extensores dos cotovelos.

2º Exercício: KNEELING SIDE KICK

Objetivo: Promover o desenvolvimento dos estabilizadores lombopélvicos, controle e flexibilidade dos flexores e extensores de quadril, além de fortalecer os abdutores de quadril e flexores laterais da coluna pela manutenção da coluna e pelve neutras.

3º Exercicio: THE CONTROL BALANCE

Objetivo: Fortalecer os flexores da coluna e extensores do quadril, estimular a flexibilidade dos extensores da coluna, do quadril e dos flexores do joelho e desenvolver um trabalho de equilíbrio dinâmico em posição quase invertida.

4º Exercicio: THE PUSH UP

Objetivo: Fortalecer os extensores de cotovelos e flexores dos ombros, a musculatura flexora da coluna e dos quadris e o transverso abdominal e desenvolver a estabilidade do tronco e da cintura escapular.

5º Exercício – AGACHAMENTO AFUNDO

Objetivo: Alongamento de quadríceps e fortalecimento de glúteo no cadillac

6º Exercício – Agachamento Sumô no Reformer

Objetivo: Fortalecimento de membros inferiores e mobilidade articular de quadril no Reformer.

7º Exercício – Single Straight Stretch

Objetivo: Alongamento de cadeia posterior e fortalecimento de abdômen no barrel

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.