quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

SES-AM moderniza e fortalece o Núcleo de Inteligência da Saúde

Em

O enfrentamento à pandemia de Covid-19 deixará legados à Saúde Pública do Amazonas, e um deles é a modernização dos sistemas de informação da rede estadual de saúde, que permitem o controle, acompanhamento e melhoria dos serviços prestados aos usuários.

O projeto ganhou impulso a partir de maio de 2020 com a criação de painéis (dashboard) para balizar as tomadas de decisões na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Todas as informações estão reunidas no Núcleo de Inteligência em Saúde (NIS) e estão alinhadas com as estratégias de Saúde Digital da Rede Nacional de Dados da Saúde (RNS), do Ministério da Saúde.

Os painéis apresentam o cenário da rede em tempo real, mostrando a situação de ocupação de leitos, do Sistema de Transferências de pacientes, estoque e consumo das unidades de saúde; sistema de gestão de órteses e próteses; controle de materiais esterilizados, além do acesso aos dados da vigilância via Ministério da Saúde (MS) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

“Antes, os sistemas estavam subutilizados na ponta. Construímos um repositório de dados, big data, com o objetivo de integrar vários tipos de bases de dados e o volume de informações. A partir disso, a gestão pode tomar decisões, dar respostas rápidas em situações de crise, montar seu planejamento e acompanhar a execução”, explica o secretário executivo adjunto de Tecnologia da Informação da SES-AM, Francisco Arce.

Conforme Arce, o repositório de dados começou a ser montado em 2019, com melhorias na infraestrutura de rede e hardware e direcionando esforços no desenvolvimento de sistemas de informação. Mas ganhou impulso na pandemia pela necessidade de dados para tomada de decisões e respostas rápidas na rede estadual de saúde.

Com isso, o grande beneficiário é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com o ganho de tempo no atendimento e na qualidade dos serviços. “O grande objetivo da integração dessas informações é ter a história do paciente, desde a atenção primária à especializada. Além do ganho no tempo que a saúde vai dar ao paciente e prover soluções”, ressaltou o secretário.

Novos painéis

A SES-AM implementou mais de 50 painéis entre maio de 2020 e fevereiro deste ano, segundo Arce. Neste ano, os técnicos já desenvolveram os sistemas de monitoramento das unidades de saúde, de vacinação, de transferência interestaduais e de gestão financeira. Entre as ações executadas pelo Detin, em 2021, estão aplicativos que asseguram o controle dos tanques de oxigênio hospitalar nas unidades de saúde da capital e ferramenta com leitor de QR Code para registro de ponto dos servidores.

A lista também inclui a melhoria no controle e acompanhamento de leitos disponíveis e ocupados na rede estadual de saúde e teste com chatbot, robô, para atendimento da Covid-19 e também de atendimento psicológico para profissionais da saúde.

Novas ferramentas

O Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da SES-AM ainda trabalha em mais dois robôs, um para monitorar medicamentos e outro para o acompanhamento dos pacientes internados na rede.

“Temos trabalhado para substituir todas as planilhas da SES-AM e das unidades de saúde através de soluções tecnológicas que estão em desenvolvimento. As pessoas estavam controlando tudo via planilhas, apesar de ter sistemas lá na ponta. Nosso objetivo é integrar todas essas plataformas no big data, que cada gestor tenha visão da informação e possa tomar suas decisões baseadas nesses apontamentos”, finalizou Arce.

A chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da SES-AM, Adriana Feitoza explicou que as novas ferramentas implementadas iniciaram com a geração de produtos de Tecnologia da Informação, com a inserção do business intelligence (BI) nos sistemas de gestão.

As iniciativas estão reunidas no Núcleo de Inteligência em Saúde (NIS), localizado na sede da secretaria, e estão alinhadas com as estratégias de Saúde Digital da Rede Nacional de Dados da Saúde.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.