sábado, 27 abril, 2024
sábado, 27 abril, 2024

Célio Cruz faz show de aniversário neste sábado (18/03), no Luar de Uaicurapá

Em

Cantor e compositor amazonense Célio Cruz comemora neste sábado (18) mais um ano de vida com show beneficente, que reunirá grandes artistas do cenário local, no Luar de Uaicurapá, às 20h, em prol da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – OELA.

O show conta com as participações especiais de Alex Marajoara, Nícolas Jr, Júnior Rodrigues, Victor França, Simone Ávila, Ellen Mendonça, Zeca Torres, Gil Valente, Lucilene Castro, Cleber Cruz, Alessandra Vieira, Dudu Brasil, Tiozinho Solange, Pajé, Casqueta, Célio Vulcão, Ítalo Jimenez, João Paulo, Fred, Lulinha Cabral, Marinho e Djedah (jovem instrumentista que será apadrinhado pela OELA).

Vida e trajetória

O artista tem 39 anos de carreira e apareceu no cenário musical ainda na maratona de festivais universitários, a partir de 84, realizando seu primeiro show com músicas próprias em 87. Venceu em 87 o Festival de Verão (Manaus), com a canção “Primeiro Riso”; em 90, o VI FEMUR – Festival de Música de Roraima, com a canção “Viagem”, em parceria com o poeta Aníbal Beça; em 92, ganhou os prêmios de melhor música, melhor arranjo e melhor intérprete no Festival Universitário da Canção de Blumenau/SC, com a canção “Candeia de Estrelas”, que dá título ao CD. Lançou em 95 seu primeiro CD, “Candeia de Estrelas”.

Desde 87, o cantor e compositor realiza shows em Manaus e em outras cidades como Boa Vista, Belém e Rio de Janeiro. Alguns merecem especial destaque como: os pré-shows nas apresentações em Manaus de Beto Guedes, Paulinho da Viola e Carlos Lyra; vários shows solo realizados no Teatro Amazonas e em casas noturnas de Manaus; show no Anfiteatro do Parque 10 (Manaus), ao lado de Felicidade Suzy e Nilson Chaves; show no Teatro Líbero Luchardo, em Belém; show no Teatro Carlos Gomes, em Boa Vista; show no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, juntamente com os artistas Torrinho, Carlito Ferraz e Lucinha Cabral (1994).

Em 1998, Célio Cruz cantou no Concerto da Paz, realizado no Anfiteatro da Ponta Negra, ao lado do poeta Thiago de Mello e Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outros convidados. Também nesse ano, mais dois shows merecem especial destaque: “Amazônia Brasileira”, ao lado de Nilson Chaves e Sebastião Tapajós e o show “Acústico”, realizado no Bar Cultural “La Folie”, no Rio de Janeiro, acompanhado pelo percussionista Tiê.

A música de Célio Cruz se inscreve no bom estilo MPB, com algumas incursões por ritmos latinos, blues e baladas, com melodias originais que podem ser interpretadas como a feição amazônica impregnada na própria vida do artista, refletindo sutilmente sobre a sua obra.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.