terça-feira, 23 abril, 2024
terça-feira, 23 abril, 2024

Vencedor do Prêmio Fapeam de CT&I conquista o primeiro lugar em premiação nacional

Em

Indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o cientista amazonense Eduardo James Pereira Souto foi o vencedor do “Prêmio Confap de Ciência Tecnologia & Inovação Professor Francisco Romeu Landi”, na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor empresarial, realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (09/12), durante o Fórum Nacional Confap “Inovação a Serviço da Sociedade”, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O troféu e o certificado de reconhecimento foram entregues à diretora-presidente da Fapeam e vice-presidente do Confap, Márcia Perales Mendes Silva, que participa do Fórum Nacional Confap, primeira edição presencial em 2021, que acontece nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/12), depois de quase dois anos sendo realizado remotamente. Assista à premiação na íntegra em: www.youtube.com/confapbrasil.

Márcia Perales ressaltou sobre a importância da premiação e manifestou alegria em ter um pesquisador do Amazonas em primeiro lugar na premiação nacional. “Já havia da nossa parte uma satisfação imensa pelo fato de o pesquisador Eduardo James Souto estar entre os três finalistas, imagina ser premiado com o primeiro lugar. Isso mostra que os critérios de avaliação da Fapeam estão alinhados com os critérios nacionais”, disse a presidente da Fapeam, observando que as propostas submetidas à Fapeam passaram rigorosamente por todos os processos e critérios de avaliação para a premiação local.

“A proposta do pesquisador Eduardo James Pereira passou primeiro por um processo de triagem e de avaliação em âmbito estadual. Foi indicada representando uma grande área. E quando chegou aqui ficou entre os três finalistas. Na medida em que foram chamados o terceiro e o segundo lugar e vimos que não era o nome dele, então ficou claro, que o Amazonas estava em primeiro”, comemorou.

Márcia Perales reconhece a importância do prêmio em nível estadual, principalmente quando se potencializa numa extensão geográfica maior como é o Brasil. “A Fapeam fez o primeiro reconhecimento, o Confap o segundo e, tanto numa situação quanto a outra, tivemos um alinhamento quase perfeito. Ele venceu lá e venceu aqui. Parabéns ao pesquisador. Fomos rigorosos no Amazonas e o Conselho foi rigoroso aqui. A proposta teve avaliação similar, tanto que nas duas situações Eduardo James ficou em primeiro lugar. O Amazonas fica orgulhoso em ter um pesquisador com reconhecimento em âmbito nacional pela premiação do Confap”, acrescentou.

Além do Amazonas, concorreram na mesma categoria cientistas do Espírito Santo e Minas Gerais.  A modalidade é voltada para inovação com pedido de patente, de registro de modelo de utilidade, de registro de software ou de indicação geográfica, no Brasil ou no exterior, relativos ao produto ou processo inovador, e/ou tenham promovido transferência de tecnologia ou a criação de novas empresas/startups.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.